José Pereira de Souza e Ana Rosa das Flores


O velhinho de paletó é o pai de Antonio de Souza Lima (de paletó branco). Não consegui confirmar se ele é chamado José Pereira de Souza (como era chamado por um tio meu) ou de João José Moreira (como ele é chamado na genealogia deste site). Tirando os três adultos, os outros são todos irmãos e irmãs, filhos do casal (legenda produzida por Vinicius de Sousa Carneiro).

Conforme relatado na história de meu bisavô João Pereira de Sousa (nascido de Sousa Lima), o sobrenome "Pereira" não teria relação com a família, pois ele havia assumido este sobrenome após um desentedimento com seu pai, conforme a tradição familia. Esta entendimento começou a ser questionado após a tomada de conhecimento da certidão de nascimento de Joaquim Bezerra de Sousa (pai de Ritinha de Sousa), filho de Raimundo de Souza Lima e Joana Bezerra Lima, na qual consta os nomes dos avós, nascido em 1916.

Após a primeira live da história da família, uma neta de meu tio-bisavô Raimundo Bezerra de Souza, Ritinha, apresentou a certidão de nascimento de seu pai Joaquim, na qual consta que o nome do meus trisavós seriam José Pereira de Souza e Ana Rosa das Flores, o que abriu caminhos para nossa busca. Entretanto, no site Family Search há um outro nome para ele João José Moreira (GFX5-V6Q).


Sobre os filhos do casal

Meus bisavós paternos João Pereira de Souza (1890-1982) e Isabel Bezerra Lima (1893-1967).

Raimundo de Souza Lima casou-se com Joana (Joaninha) Bezerra Lima (1891-xx) - irmã de Isabel e Zé Bezerra, filhos de Manoel (Manezinho) Bezerra da Costa e Valdivina Ferreira Lima, meus trisavós. Raimundo e Joaninha são avós de Ritinha de Sousa.

Pedro de Souza Lima (xx - xx) casou-se com Tereza Maria de Jesus (xx - xx) - primeira esposa; e Barbara xx - segunda esposa. Pedro é bisavô de Israel Batista.

Cecília de Souza Lima (+-1880-xx) casou-se Vitor de Sousa Lima (1878-1955), pais de Vitor de Sousa Filho, avós de Vinícius de Sousa Carneiro.

Antônio de Souza Lima (1886-1943) casou-se com Ana Pereira de Sousa (1895-1933), pais de Cecília de Sousa Lima, avós de Vinícius de Sousa Carneiro.

De acordo com Vinícius de Sousa Carneiro, bisneto de Cecília de Souza Lima (mãe de Vitor de Souza Filho) e de Antônio de Souza Lima (pai de Cecília de Souza Lima), irmãos de João e Raimundo. Filhos de José Pereira de Souza e Ana Rosa das Flores. Vinícius apresentou fotos dos famíliares eum pequeno registro sobre a tradição oral da minha família:
Bem, outro ponto é como os nomes se repetem. Eu sou neto da Cecilia de Sousa Lima, que casou com um primo, meu avô Vitor "Inácio" de Sousa Filho. Ambos são netos de José Pereira de Sousa, ela é filha de Antonio de Sousa Lima e ele é filho de Cecilia de Sousa. Numa das fotos que eu postei, a amarela, na mesma foto tem dois Vitor de Sousa (o véio e o filho), duas Cecilias de Sousa e duas Marias de Sousa Lima (que alias é o nome da minha mãe). Falando em nome repetido, o Antonio de Sousa Lima casou com a Ana Pereira de Sousa, filha de Higino José Pereira. Então eu tenho dois tataravôs chamados Zé Pereira.


Em pé, os dois primeiros são 
Vitor de Sousa Filho (1), João "Juca de Caldas" de Sousa Lima (2). Sentados: Cecília de Sousa Lima (6, nora e sobrinha de Cecília de Sousa), Esposa do Tio Juca (Possivelmente chamada Maria, 7), Cecília de Sousa (8), Vitor "Véio Vito/de Caldas" de Sousa Lima (9), Maria de Sousa Lima (10, nome de batismo), Antônio (5, da Costa Siebra ??). A foto foi fornecido a Vinícius por filhos de Cecília (6), seus tios, e os nomes foram dados por suamãe [Maria de Sousa Lima f. de Cecília (6) e Vitor Filho (1)]. Ela identificou 5, 6 e 7 como genro e noras. Cecília (6) era também prima de seu marido, Vitor (1) e portanto, sobrinha do Véio Vito e Cecília de Sousa (8).

Nenhum comentário: