Jorge Alves Bezerra e Zilda Pereira Pinto Bezerra


Este blog foi iniciado por Antonia Alves Pereira (Rizalva), filha de Jorge Alves Bezerra e Zilda Pereira Pinto Bezerra.

A família do meu pai é conhecida como os "Bezerras de Várzea Alegre" sendo descendente de Bernardo Duarte Pinheiro. Enquanto que a família da minha mãe é conhecida por os "Pereira Pinto" de Assaré - com variante para "Moreira Pinto".

Meu pai, neto de José Alves Bezerra e Biluca, e sua família: minha mãe, Zilda Pereira Pinto Bezerra. Os filhos do casal: Antonia Alves Pereira, Maria Alves Pereira Lima, Antonio Alves Pereira, Márcia Alves Pereira, Marta Alves Pereira Soares, Joana Alves Pereira Lima e João Alves Pereira.


Minha ascendência paterna

Jorge Alves Bezerra - meu pai

Meus bisavós
José Alves Bezerra (Zé Bezerra) cc Antonia Alves Bezerra (Toinha Francisco), sobrinha.
Zé Bezerra e Beluca são irmãos, filhos de Manezim.
Toinha Francisco é filha de seu irmão Fransquim, sendo neta de Manezim. 

Beluca (Isabel Alves Bezerra) cc João Pereira de Souza
Beluca passou a assinar como "Pereira de Souza".
A ascendência de João Pereira de Souza ainda é desconhecida, porém, sabe-se que ele mudou seu sobreonome por conta própria após uma brincadeira em família.
 
Meus trisavós, bisavós de Jorge
Manoel Bezerra da Costa (Manezim) cc Valdivina Ferreira Lima. 
Francisco Alves de Lima (Chiquim) cc Ana Maria da Anunciação

Meus tataravós, trisavós de Jorge
Eufrásio Alves Bezerra cc Anna Gonçalves de Almeida - pais de Manezim e Chiquim
[pais de João de Souza]
[pais de Ana Maria da Anunciação]

Francisco Alves Lima (O Mascate) e de Antonia Pereira Lima (Teotônia) - pais de Valdivina
O filho Manoel Ferreira Lima casou-se com Mariana Ferreira Lima (pais de Ana, bisavó de Afonso Bezerra).

Meus pentavós, tataravós de Jorge
José Bezerra da Costa Júnior cc Ana Angélica Cavalcante (José era irmão de Papai Raimundo)
[pais de Teotônia]
[pais de O Mascate]
[pais de Ana Gonçalves de Almeida]

Meus hexavós, pentavós de Jorge
Francisco Duarte Bezerra cc Barbara de Moraes Rego
[avós de Teotônia]
[avós de O Mascate]
[avós de Ana Gonçalves de Almeida]

Meus heptavós, hexavós de Jorge
Bernardo Duarte Pinheiro cc Ana Maria Bezerra
[bisavós de Teotônia]
[bisavós de O Mascate]
[bisavós de Ana Gonçalves de Almeida]


Minha ascendência materna

Zilda Pereira Pinto Bezerra - minha mãe

Meus bisavós, avós de Zilda
José Pereira Pinto cc Maria Luiza Camapum
Antonio Pio de Oliveira cc Raimunda Maria da Glória

Meus trisavós, bisavós de Zilda
João Moreira Pinto cc Gertrudes Maria de Jesus (pais de José)
José Pereira Pinto cc Raimunda Maria da Glória (pais de Raimunda)
[pais de Maria Luiza]
[pais de Antonio]

Meus tataravós, trisavós de Zilda
Domingos Moreira Pinto cc Maria Gomes de Oliveira (pais de João Moreira)
[pais de Gertrudes]
[avós de Maria Luiza]
[avós de Antonio]
[pais de Raimunda]




Como tudo começou...

Comecei uma pesquisa recente e já encontrei algumas respostas que este blog pretende contar.

Meus descendentes paternos descendem dos patriarcas português, Agostinho Duarte Pinheiro e seu irmão Bernardo Duarte Pinheiro, ambos da freguesia de Margaride (Santa Eulália de Passos), concelho de Felgueiras, distrito do Porto, Portugal.
Esses dados consegue com o pesquisador Francisco Augusto de Araújo Lima do site Famílias Cearenses

O historiador me escreveu:

"Prezada Antônia,
Deixando as formalidades de lado. Eu pesquisei tudo de Várzea Alegre e vizinhos, fonte primária Livros Eclesiais da Igreja Católica. Existiram sim índios. No Ceará quando se deu o tardio inicio da colonização habitavam do litoral para o Cariri: Tremembés, Tararius, Gês, Cariris e os colaboracionistas dos portugueses, os Tupis.
Os Alves/Bezerra/Lima, descendem dos patriarcas Agostinho Duarte Pinheiro e seu irmão Bernardo Duarte Pinheiro, ambos da freguesia de Margaride (Santa Eulália de Passos), concelho de Felgueiras, distrito do Porto, Portugal, tronco dos Bezerra, Alves etc de São Caetano, Naraniu, Várzea Alegre.

No que for possível ficarei alegre em lhe ajudar, mas... trabalho sozinho sem ajuda de nada... então é difícil pesquisar... Cumpro metas que eu estabeleço para poder disponibilizar de forma gratuita, o resultado no site familiascearenses.
Resgato as informações do século XVIII, as mais ameaçadas, e continuo no século XIX, no século XX não trabalhei, somente quando existe necessidade = pesquisa dirigida, como é o seu caso. O Livro específico sobre a genealogia dos seus ilustres ascendentes desconheço.

Sugiro que peça a alguém de Iguatu que pesquise nos Livros Eclesiais da Cúria Diocesana do Bispado de Iguatu, partindo das informações que você dispõe. As notícias mais antigas eu copiei dos Livros, anotei, estudei e foram publicadas, as inéditas lhe passarei com prazer.

Cordialmente,
Fco. Augusto de Araújo Lima, Fortaleza, 21.08.2008"

3 comentários:

marcus antonio alves pereira disse...

Meu nome e marcus antonio alves pereira, nasci em jauazeiro do norte-ce, sou muito curioso para saber a origem do meu nome, meus pais se chamam, jose pereira da silva e anita alves pereira

Antonia Alves disse...

Olá, Marucs Antonio.
Você sabe se sua família é de Várzea Alegre (Alves Bezerra) ou de Assaré (Pereira Pio ou Pinto)?

att.
Antonia

Unknown disse...

BOA NOITE... SOU ANDREIA DE GOIANIA, GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE A MINHA FAMILIA. MINHA VO SE CHAMA ROSA DUARTE PINHEIRO, NASCEU EM ASSARE EM 1930,AINDA VIVA. SEUS PAIS SE CHAMAVAM EMIDIO DUARTE PINHEIRO,SUA MAE MARIA SOLIDADE DA SILVA. PRECISO MUITO SABER MAIS INFORMACOES SOBRE OS PAIS E AVÓS. OS AVÓS SAO : GONÇALO DUARTE PINHEIRO ,NASCIDO EM PORTUGAL, DIZEM QUE SERVIO O EXERCITO DE FORTALEZA E SUA AVÓ ,JOSEFA ALEXANDRIA DE AVELLA. CREIO QUE SÃO ESCRITOS DESSA FORMA. TODOS DO CEARA, DE INICIO FORTALEZA, DEPOIS ASSARE, CRATO,JUAZEIRO DO NORTE ,BARBALHA,MISSÃO VELHA......POR FAVOR QUEM SOUBER DE QUALQUER INFORMÇÃO ME AJUDEM. MEU EMAIL ANDREIA_AAI@HOTMAIL.COM OU ATRAVÉS DO WHATS APP 6283016979.MUITO OBRIGADA.