Bezerras de Várzea Alegre-CE

José Alves Bezerra

Os Bezerra de Várzea Alegre-CE são descendentes do patriarca português 
Bernardo Duarte Pinheiroda freguesia de Margaride (Santa Eulália de Passos), concelho de Felgueiras, distrito do Porto, Portugal. Portanto, as famílias "Duarte Pinheiro" e "Bezerra" - também de Portugal, mas que chegara a Permambuco em 1535 - são as protagonistas desta história.

O recorte desta história considerado refere-se aos antecedentes e descendentes de José Alves Bezerra (Zé Bezerra), filho de Manoel Bezerra da Costa (Manezim) e de Valdivina Ferreira Lima, neto de Eufrásio Alves Bezerra e de Anna Gonçalves de Almeida, bisneto de José da Costa Bezerra e Anna Angélica Cavalcante, trineto de Francisco Duarte Pinheiro e Bárbara Vieira da Rocha (de Morais Rego) e tataraneto de Bernardo Duarte Pinheiro e Ana Maria Bezerra.


De com o Dr. Afonso Bezerra, neto de José Alves Bezerra,​ que se baseou na tradição oral, posteriormente, comprovou em documentos o seguinte:
Tia Doca, a primeira filha de José Alves Bezerra, do segundo casamento dizia que um dos bisavô de José Bezerra, se chamava João Caetano de Lima, e que esse dito João Caetano, seria português de origem e seria albino [situação não comprovada nos documentos].
Outras informações dizem que o albino seria o Vasco, que recebeu a terra da coroa portuguesa, juntamente com os irmãos Agostinho e Bernardo Duarte. 

O que está comprovado é o seguinte:
Geração 1: Bernardo Duarte Pinheiro casado com Ana Maria Bezerra (meus heptavós, 7º avô)


Francisco Duarte Bezerra é filho do português Bernardo Duarte Pinheiro

Geração 2: Francisco Duarte Bezerra casado com Bárbara Vieira da Rocha (Barbara de Morais Rego) (meus 6º avós, hexavós)



Francisco Duarte Bezerra é pai de José Bezerra Sobrinho e avô de Eufrásio Alves Bezerra

Geração 3: José Bezerra Sobrinho (José Bezerra da Costa) casado com Anna Angélica de Serra Cavalcante (meus 5º avós, pentavós)

Geração 4: Eufrásio Alves Bezerra casado com Ana Gonçalves de Almeida (meus tataravós).


Eufrásio é pai de Manezinho e avô de José Alves Bezerra e Isabel Alves Bezerra (Biluca)

Geração 5: Manoel Bezerra da Costa casado com Valdivina Ferreira Lima (trisavô) - sua prima, filha de Chiquim - Francisco Alves de Lima (meus trisavós)

Geração 6: José Alves Bezerra casado com Antonia Alves Lima, conhecida por Toinha Francisco (bisavô) - viúvo, meu avô casou-se com Ana Alves de Lima. (meus bisavós)


pais de Valdivina Ferreira Lima

Geração 7: Antônio Bezerra Lima casado com Maria Bezerra de Souza (meu avôs, os dois netos de José Alves Bezerra).


Meus avós, primos, netos de José Alves Bezerra

Geração 8: Jorge Alves Bezerra casado com Zilda Pereira Pinto Bezerra (meu pai).

O nosso movimento de busca genealógica inicia-se com os filhos de Manoel Bezerra da Costa - conhecido por Manezinho - e Valdivina Ferreira Lima: José Alves Bezerra e de Isabel Pereira de Souza - conhecida por Beluca. 

Os meus bisavós são primos: Antônio Bezerra Lima (filho de Zé Bezerra) e Maria Bezerra de Souza (filha de Biluca). Um dos filhos deste casal é meu pai, Jorge Alves Bezerra, que se casou com Zilda Pereira Pinto Bezerra.


Meu pai, neto de José Alves Bezerra e Biluca, e sua família: minha mãe, Zilda Pereira Pinto Bezerra. Os filhos do casal: Antonia Alves Pereira, Maria Alves Pereira Lima, Antonio Alves Pereira, Márcia Alves Pereira, Marta Alves Pereira Soares, Joana Alves Pereira Lima e João Alves Pereira.




[tratamento de parentesco: pai, avô, bisavô, trisavô, tetravô/tataravô - a partir daqui, deve-se dizer 5º avô, etc - fonte: Geneall.net]

Fonte> Genealogia e Matemática - Bezerras de São Vicente - por Afonso Bezerra



fotos melhoradas no MyHeritage.com


informações atualizadas em: 17/11/2018.

Nenhum comentário: